terça-feira, 29 de janeiro de 2013

2013 Organizado - Lavanderia

Uma área da casa que na maioria da vezes parece estar meio bagunçada é a área de serviço. Uma lavanderia bem organizada facilidade as atividades domésticas e traduz praticidade.

Acessem o post do Decore Criativo - Área de Serviço sem graça!? Jamais!!! e vejam dicas de como decorar a sua Lavanderia.

Vamos lá, primeiro anote os utensílios básicos pra montar um kit ideal de limpeza:

- Balde: Tenha pelo menos três baldes, dois para a limpeza da casa e um para lavagem de roupas. Uma dica é escolher baldes de cores diferentes para diferenciá-los.

Baldes coloridos

Rodos: um para a limpeza da casa e outro para o quintal

Mop: funciona como rodo e facilita a limpeza
Espanador de Pó

Limpador de Persianas: para desempoeirar  as persianas com mais facilidade


- Panos: tenha vários, alguns para o chão, flanela para limpar vidros, espelhos e móveis, outros para o banheiro e a cozinha

- Vassouras: tenha no mínimo 3, uma para lavar os banheiros, outra para a cozinha e o restante da casa..

Vassoura de Palha: ideal para áreas externas

Vassoura de Piaçava: limpeza da casa e área externa. Não utilizar em pisos de porcelanato e madeira para evitar  riscos.

Vassoura de pelo: ideal para tirar poeiras do chão, não utilizá-la em pisos  engordurados

Aspirador de pó
Dicas valiosas de Organização:

* Guarde os produtos de limpeza por tipo de utilização: 
- lavagem de roupas: amaciante, sabão em pó, alvejantes
- limpeza: detergente, água sanitária, desengordurante, limpa vidros, sapólio, desinfetante, etc
Importante: potes e caixas abertos devem ficar longe do alcance das crianças e animais
- Os produtos menos utilizados e o de reserva devem ser guardados no armário


Caixas e cestas plásticas são ótimos organizadores para produtos de limpeza



Instale um cabideiro próximo a tábua de passar 

 * Tenha dois cestos de roupa: · Um para as sujas e outro para as lavadas. 




* Equipe o tanque com aramados: eles servirão para acomodar produtos em uso, ferro de passar, prendedores, etc.


*· Pendure rodos e vassouras em ganchos.


* Opte por varais suspensos: eles ocupam menos espaço e são mais práticos.



* Guarde a tábua de passar roupa dobrada atrás da porta ou dentro do armário.

Agora é só "erguer as mangas" e começar a organização...

domingo, 27 de janeiro de 2013

Cabaninhas para a criançada!!!

Criançada de férias não é fácil, mantê-las entretidas à sua vista é o mais difícil, não é mesmo?

Veja essa idéia de improvisar toalhas de mesas como cabaninhas. O sucesso será garantido, concorda?

Chamem a criançada para a diversão....

 







sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Escritórios fofos....

Meus queridos, a série 2013 Organizado continua semana que vem.

Não aguentei, tive que compartilhar com vocês estes lindos escritórios que encontrei na Pottery Barn. Que fofos, charmosos, personalizados, uma graça....aposto que vocês vão adorar....

Uma ótima sexta feira a todos....











quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

2013 Organizado - Parte II - Dispensa

Tenho certeza que muita gente ao ler este post vai pensar: "- nossa, eu nem sei o que eu tenho na minha dispensa, tenho que tomar cuidado na hora de abrir a porta para não despencar tudo, e o pior, as vezes os produtos passam da validade e tenho que jogá-los fora". 

Pois é, esse é um dilema. No cotidiano da vida moderna não sobra muito tempo, chegamos todos esbaforidos do supermercado, vamos tirando os produtos das sacolinhas e colocando-os direto na dispensa, sem utilizar um critério ou metodologia. O ruim disso é que muitas vezes não sabemos direito o que temos armazenado e compramos produtos sem necessidade.

Se você não tem na sua casa um quartinho ou depósito para fazer de dispensa, não se preocupe, reserve um armário na cozinha para dispor os mantimentos. Jamais utilize o armário debaixo da pia, devido a umidade e problemas com vazamentos.:

Seguem algumas dicas para te ajudar na organização:

1 - Retire tudo o que tem dentro dos armários da sua dispensa, jogue fora os produtos que estiverem fora da validade e doe os que você não vai mais usar;

2 - Divida os alimentos em categorias:

- Cereais e alimentos para o café da manhã: você pode guardá-los na dispensa, mas uma dica é deixá-los na cozinha dispostos em uma cesta ou bandeja, assim fica fácil manuseá-los.

- Biscoitos, bolachas, pães e similares

- Enlatados

- Comida do bebê

- Mantimentos secos como: massas, arroz, feijão, farinha....

- Temperos e condimentos

- Óleos, azeites e vinagres

- Água, suco, leite

- Refrigerante e bebidas

- Produtos de limpeza: nas prateleiras mais altas para evitar que as crianças mexam e provoquem acidentes






3 - Guarde as embalagens abertas em potes de vidro ou acrílico de preferência, pois as embalagens de plástico pegam cheiro e mancham com facilidade



4 - Identifique os potes com etiquetas e a data da validade




5 - Coloque os produtos com menor validade sempre na frente para serem consumidos primeiro e o que você mais utiliza na frente e nas prateleiras de melhor acesso. Os produtos menos utilizados podem ficar atrás.

6 - Bebidas devem ser dispostas em fileira na última prateleira por serem mais pesadas. As garrafas de vinho devem ser guardadas deitadas para melhor durabilidade. Se você tem uma adega climatizada, ótimo, se não improvise uma adega usando canos de PVC ou tubos de papelão.





7 - Use e abuse de produtos organizadores, para facilitar na hora da procura e otimizar os espaços.












8 - Verduras e legumes: na geladeira e de preferência, guarde-os higienizados. Verdura de folhas (se tiver tempo, é claro), lave-as e seque-as no secador de verduras e guarde em potes fechados com tampa ou sacos de plástico bem fechados, assim facilita o manuseio na hora de preparar uma salada e aumenta a durabilidade. Batata, cebola e alho podem ser guardados fora da geladeira em recipientes abertos e ventilados.




9 - Frutas: em fruteiras ou cestas




Espero que as dicas tenham te ajudado...mãos a obra....vamos organizar!!!