Artigo de Mariana Barros (http://vejasp.abril.com.br/blogs/morar-em-sp/2012/12/a-onda-do-home-staging/)
Está chegando ao Brasil uma moda bastante popular nos EUA: o home staging, que nada mais é do que um belo tapa na casa para torná-la mais atraente e fácil de ser vendida ou alugada. A prática cria um nicho novo para arquitetos e decoradores, que podem atuar também como home stagers, produzindo esses imóveis. O objetivo é tirar da vista objetos pessoais que possam gerar alguma implicância por parte dos potenciais investidores ou dar alma a ambientes vazios. Há casos em que uma pintura se faz necessária para esconder cores berrante ou partes encardidas e descascadas. Quem já navegou em sites de imobiliárias sabe da quantidade de fotos feitas de qualquer jeito, tanto por proprietários quanto por corretores. Muitos não se dão ao trabalho nem de dar aquela arrumadinha básica, aquele tapa comum antes de receber uma visita: esticar a cama e recolher as roupas jogadas e os objetos espalhados. Tem gente tão nem aí que fotografa até mesmo cozinha cheia de pratos sujos e box do banheiro com calcinhas penduradas (eu já vi!). Por mais bacana que seja a casa ou o apartamento, fica difícil se interessar por qualquer coisa apresentada assim, pelo menos à primeira vista.
A Monique Tonini, da Casas Bacanas, aproveitou um imóvel vazio colocado à venda na sua imobiliária para criar um projeto de home staging em parceria com a Oppa, loja online de mobiliário e decoração com itens criados por novos nomes do design a preços bem razoáveis. A arquiteta Yara Paola Pereira redefiniu a planta do apartamento e a designer de interiores Rosângela Ferraz entrou com o resto do visual. O imóvel de 177 metros quadrados ganhou um ar retrô super charmoso. Pelas imagens de antes e depois dá para ver a diferença que o home staging é capaz de fazer na hora de seduzir um comprador. É importante lembrar que quem adquirir o apê não leva nada dos objetos ou móveis, cedidos apenas para a produção das fotos que você confere abaixo.
Antes: janelão ao fundo e piso de taco na sala vazia. Já está ok, mas pode ficar muito melhor... (Fotos: Divulgação)
Tcharãns! Depois: a mesma sala, mas... quanta diferença!
Depois: versão da mesma sala com tapete marcando presença, repaginação em estilo retrô
Depois: jukebox arrasando ao fundo
Depois: mesa de jantar, aparador e sala de estar
Antes: só para lembrar como era o visual pré-home staging
Depois: decorado, o ambiente parece até ser maior
A intenção delas foi muito boa, mas infelizmente o que foi feito no apartamento não é home staging. Temos que tomar muito cuidado para não começarmos a interpretar uma nova profissão por aqui totalmente de forma errada.
ResponderExcluirSe você quer saber mais sobre home staging de uma olhada no blog e site da Consultoria Staging Design, pioneira em home staging por aqui.
www.stagingdesign.com.br
stagingdesignbr.blogspot.com
Obrigada, Susana Damy
Susana,
ExcluirObrigada pela dica. Os sites que você indicou são ótimos, esclarecem muito bem o que é home staging. Na verdade a intenção é deixar o ambiente impessoal e mais atrativo aos seus possíveis compradores.
Grata pela visita.