quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Chita Chique

Chita Chique, isso mesmo, uma decoração pode ficar encantadora usando as lindas estampas de Chita. Para muitos Chita é sinônimo de brega e cafona, mas não caiam nessas convicções, tenho certeza que depois de ver este post, você vai perceber que a Chita usada com bom gosto pode tornar-se sofisticada e chique, basta ter bom senso para decorar.

Vamos conhecer um pouco a história desse tecido com a cara do Brasil.....

A Chita é um tecido de algodão com estampas fortes, geralmente florais. Suas características principais são cores primárias e secundárias que cobrem totalmente a trama do tecido, tons vivos, grafite delineando os desenhos e predominância de uma cor. 

O nome chita vem do sânscrito chintz, era originariamente um tecido estampado produzido na Índia de 1600 a 1800 e bastante popular como roupa de cama e para patchwork. Por volta de 1600, mercadores portugueses e holandeses levaram a chintz para a Europa. Esses tecidos eram ainda extremamente caros e raros. Por volta de 1680 mais de 1 milhão de peças de chintz eram importadas para a Inglaterra por ano, e uma quantidade similar seguia para a França e Holanda.

A chita veio para o Brasil com os europeus a partir de 1800. O tecido originário da Índia passou por várias melhorias até chegar ao que temos hoje. Após um longo processo burocrático, cultural e financeiro, a chita passou a ser produzida também no Brasil. A produção do tecido no país o barateou, e muito, tornando populares as peças confeccionadas com o material, transformando-o, assim, em um dos ícones da identidade nacional. Atualmente é mais usado em festas populares, como a festa junina, mas vem sendo valorizado também na decoração, principalmente como referência estética. De tempos em tempos, ganha espaço em passarelas, galerias de arte, vitrines e palcos, quando estilistas, artistas plásticos, designers e outros criadores redescobrem estas estampas e as incorporam a suas produções.

Confiram.....























Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chita_(tecido) com modificações.